
Libra inicia a primeira produção de petróleo em regime de partilha
- Operação é um marco histórico do modelo de partilha da produção;
- Pioneiro de Libra é o primeiro dedicado a testes de longa duração equipado com reinjeção de gás;
- Navio-plataforma possui capacidade operacional de até 50 mil barris de petróleo por dia.
Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2017 – O consórcio de Libra, operado pela Petrobras, iniciou, ontem, domingo, dia 26 de novembro, a primeira produção de petróleo em regime de partilha no polígono do pré-sal na Bacia de Santos. O primeiro óleo foi obtido com a entrada em operação do FPSO Pioneiro de Libra (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência), o primeiro dedicado a testes de longa duração equipado com reinjeção de gás. “Libra é o embrião do regime de partilha e este é um marco importante para todo o consórcio. De nossa parte, como gestores, manteremos a atuação colaborativa que nos rege desde o início desse trabalho, estendendo-a aos seis novos contratos previstos para 2018. Estamos prontos para os próximos desafios, tendo como foco a geração de riqueza, a criação de empregos e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou Ibsen Flores, diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo.
O Pioneiro de Libra possui capacidade operacional diária de até 50 mil barris de petróleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás associado. Sua atuação tem prazo previsto de um ano com o objetivo de avaliar o comportamento e ampliar o conhecimento sobre as características do reservatório. Após a conclusão, o FPSO será levado para operar outras áreas de Libra.
O consórcio de Libra é operado pela Petrobras (40%), em parceria com a Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%), tendo como gestora a Pré-Sal Petróleo S.A.
Sobre a Pré-Sal Petróleo
Criada em novembro de 2013, a Pré-sal Petróleo (PPSA), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), tem por objeto a gestão dos contratos de partilha da produção, a gestão dos contratos de comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos da União e a representação da União nos procedimentos de individualização da produção e nos acordos decorrentes, conforme o marco legal de partilha da produção.
A estrutura organizacional aprovada para a Pré-Sal é enxuta por excelência e combina a clássica estrutura funcional vertical com a estrutura horizontal por projetos, buscando o melhor desempenho no cumprimento de objetivos estabelecidos na Lei, com foco na gestão de contratos e melhor aproveitamento de recursos.
Mais informações: <ahref=”http: www.presalpetroleo.gov.br”=””>www.presalpetroleo.gov.br</ahref=”http:>
Informações para a imprensa:
Andrea Dunningham
(21) 99431-2991
andrea@printrio.net
Karla Rúbia
(21) 3513-7751/ 98336-0179
karla.rubia@ppsa.gov.br
Maria Luiza Soares
(21) 3513-7739
mluiza.soares@ppsa.gov.br