A Presidente interina da Pré-Sal Petróleo (PPSA), Tabita Loureiro, o Diretor de Gestão de Contratos, Evamar José dos Santos, e o Diretor de Administração, Finanças e Comercialização, Samir Awad, participaram, nesta quinta-feira (14), da cerimônia de assinatura do Projeto de Lei do Programa Combustível do Futuro, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O projeto foi assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e outros ministros de Estados , e será encaminhado ao Congresso Nacional. O documento traz um conjunto de iniciativas para promover a mobilidade sustentável de baixo carbono, com o objetivo de ajudar o Brasil a atingir as metas internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O Combustível do Futuro trata de diversos temas que convergem para a descarbonização da matriz energética de transportes, para industrialização do país, e para o incremento da eficiência energética dos veículos.
O texto propõe a integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular). A metodologia a ser adotada é a de Avaliação do Ciclo de Vida completo do combustível (do poço à roda) para avaliar as emissões dos diversos energéticos utilizados nos modais de transportes, que inclui as etapas de geração de energia, extração, produção e uso do combustível. Essa integração tem o objetivo de mitigar as emissões de gás carbônico equivalente com melhor custo-benefício.