Diretora técnica da PPSA, Tabita Loureiro recebe Prêmio Mulheres do Ano

Nesta quarta-feira (25), a Diretora técnica e Presidente interina da Pré-Sal Petróleo, Tabita Loureiro, foi homenageada e recebeu o Prêmio Mulheres do Ano 2023, entregue durante o “Coquetel Sim, elas existem!”, realizado simultaneamente à Offshore Technology Conference e de celebração da diversidade no setor de energia.

Foram homenageadas mulheres comprometidas com a diversidade e com a inclusão. “O movimento ‘Sim, elas existem’ sempre me acompanhou. Foi uma iniciativa que apostou em mim sem que eu imaginasse que um dia chegaria a um lugar de liderança”, destacou Tabita.

Emocionada, ela falou sobre a necessidade de valorização das mulheres que se sacrificam em prol de sua carreira, para entregar o melhor no trabalho, e ressaltou a importância da sororidade e do apoio masculino. “O ‘He for She’ é outro movimento fundamental e que começa em casa, com os pais, filhos, irmãos e maridos apoiando e incentivando as mulheres da família, como meu pai sempre fez comigo. É um movimento muito importante para a indústria do petróleo, porque, no nosso setor, os homens ocupam, em sua maioria, os cargos de liderança. Então são eles que podem alçar mulheres competentes aos cargos executivos. Se hoje estou aqui, é porque tive homens chefes que, ao longo da minha carreira, reconheceram as minhas competências, os resultados do meu trabalho e apostaram no meu potencial, como o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira fez comigo na PPSA. Isso faz toda a diferença”, disse Tabita.

Durante o evento, também foram premiadas outras mulheres por suas trajetórias: Angela Livino (Diretora da Empresa de Pesquisa Energética – EPE), Monica Marcondes (Executiva do Banco Santander) e Angelica Ruiz (CEO da BP Brasil), que recebeu o prêmio antes da cerimônia.