ANP aprova participações que servirão de base para a Rodada de Excedentes da Cessão Onerosa dos campos de Sépia e Atapu

A Diretoria Colegiada da ANP aprovou ontem (17/12) as participações acordadas entre a Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) e a Petrobras em relação aos volumes excedentes aos contratados em regime de Cessão Onerosa nos Campos de Atapu e Sépia.

As participações servirão de base para o edital da 2ª Rodada de Licitação para a contratação, em regime de Partilha de Produção, dos volumes excedentes aos contratados em regime de Cessão Onerosa nos Campos de Atapu e Sépia.
A PPSA iniciou o trabalho de avaliação técnica das Jazidas de Atapu e Sépia em fevereiro deste ano, em atendimento à decisão proferida pelo TCU no Acórdão 2.430/2019 – Plenário e às determinações da Portaria MME nº 23/2020.
Em 11/09/2020, a PPSA encaminhou à ANP relatório técnico com destaque para a modelagem de reservatórios desenvolvida por uma equipe de geólogos, geofísicos e engenheiros, utilizando softwares especialistas de última geração. Com o relatório, foram submetidas à aprovação do órgão regulador as participações previamente acordadas entre a PPSA e a Petrobras.
Em ato contínuo, a ANP iniciou a avaliação da fundamentação técnica apresentada,  analisando o conteúdo do relatório, a consistência dos dados e informações utilizadas, a adequabilidade do fluxo de trabalho executado, a estratégia de desenvolvimento global proposta, os modelos de simulação de fluxo utilizados e os resultados obtidos, processo este que culminou com a aprovação das participações acordadas, passo fundamental para o êxito do leilão vindouro.
Confira a íntegra da nota do Ministério de Minas e Energia: https://bit.ly/2WurqSp